Greece #EuropeanTownHall

#EuropeanTownHall em Atenas

Início do projecto DIALOGUE ON EUROPE


Michael Roth, German Minister of State for Europe, during the discussion with participants of the town hall meeting in Athens: "Without a functioning civil society dialogue there is no successful European project.“ Foto: DPZ / Drake Eidson ©DPZ


A segunda-feira deu lugar, em Atenas, ao evento que iniciou o nosso projecto “Dialogue on Europe – Rebuilding trust and redefining Europe in tough times”. 100 multiplicadores da sociedade civil grega encontraram-se para a realização de workshops sobre os desafios comuns enfrentados por países europeus. O assunto foi discutido com Michael Roth, Ministro de Estado para a Europa no Ministério de Relações Exteriores da Alemanha.

Através dessa nova ideia, realizada em conjunto com o Ministério de Relações Exteriores da Alemanha, temos em vista estabelecer um contrapeso no processo de alienação mútua observada entre países europeus no passar dos últimos anos. Para isso, reuniremos durante os próximos dois anos jovens intelectuais e activos da Grécia, Itália, Espanha, Portugal, França e Alemanha, para colaboração em recomendações políticas.

As relações entre Grécia e Europa, sobretudo com a Alemanha, têm sofrido especialmente nos últimos anos. Portanto, sítio algum teria sido melhor do que Atenas para o pontapé inicial.

O Impact Hub de Atenas, um ponto de encontro popular entre jovens criativos e espaço de coworking na moderna área Psirri, foi escolhido para a nossa primeira Town Hall Meeting. Na altura, 100 participantes tiveram a oportunidade de discutir com o Ministro de Estado Michael Roth acerca das relações greco-alemãs, sob o contexto dos desafios comuns europeus.

Após ser recebido por Dominic Schwickert (Director do Centro Progressista), Loukas Tsoukalis (Presidente do Think Tank grego ELIAMEP – Fundação para a Política Europeia e Estrangeira) salientou a importância do diálogo bilateral para além do nível de tomada de decisões políticas com o intuito de desenvolver abordagens eficazes de reforma.

Os participantes discutiram, em workshops, quatro temas do projecto: “O crescimento sustentável”, “Migração e refugiados”, “Coesão social” e “Populismo”. A moderação entre participantes e público foi feita pela jornalista de investigação grega Elina Makri. Os resultados desta fase foram discutidos publicamente em conjunto com o Ministro de Estado Roth.

Amalia Zepou (Vice-Presidente da Câmara de Atenas para a Sociedade Civil e fundadora da rede synAthina) explicou, a concluir o evento, como as abordagens de base e engajamento cívico também podem desenvolver um grande potencial, principalmente na Grécia moderna.

Estamos ansiosos pelos próximos encontros em Roma, Madrid, Lisboa e Paris!